BHP financia e orienta empresas interessadas em encontrar novos recursos minerais críticos

O programa BHP Xplorestá aceitando inscrições globalmente desde 23/08 e vai até em 11/10

Por Conexão Mineral 13/09/2023 - 21:10 hs
Foto: BHP
BHP financia e orienta empresas interessadas em encontrar novos recursos minerais críticos
BHP Xplor oferece financiamento, orientação e coaching, além de conexão com a rede de fornecedores

O BHP Xplor, um programa de aprendizagem organizado de acordo com um plano de estudos de seis meses na busca pelo desbloqueio de minerais críticos, iniciou uma busca global por sua próxima turma para início em 2024.

Depois de completar com sucesso seu primeiro ano com a graduação do grupo inicial, em junho de 2023, a BHP Xplor está em busca de exploradores em estágio inicial e startups focadas em encontrar novos recursos dos minerais críticos, necessários para o futuro do mundo.

O BHP Xplor foi projetado para oferecer aos participantes a oportunidade de acelerar seus conceitos de exploração e o potencial de estabelecer uma parceria de longo prazo com a BHP. O programa oferece financiamento, orientação e coaching, além de conexão com a rede de fornecedores e prestadores de serviços da empresa.

O programa também traz a oportunidade de fazer parte de uma comunidade única junto com outros profissionais de ideias semelhantes. “Estamos entusiasmados com o sucesso do primeiro ciclo do programa e felizes por iniciar nossa busca pela próxima turma de 2024. Como vimos refletido no primeiro grupo, o BHP Xplor foi projetado para pessoas que estão prontas para pensar de forma diferente e ultrapassarem os limites da exploração tradicional”, diz Sonia Scarselli, vice-presidente da BHP Xplor. 

Para a BHP, o programa oferece a oportunidade de ampliar o acesso a um conjunto diversificado de perspectivas de exploração em todo o mundo, incluindo novas geografias e conceitos geológicos para ajudar a impulsionar o escopo de novas oportunidades e moldar o portfólio de crescimento futuro. “Por meio do BHP Xplor, estamos efetivamente transformando modelos pré-estabelecidos, testando oportunidades em um ritmo acelerado, implementando novas formas de pensar e criando conceitos inovadores para encarar alguns dos maiores desafios atuais enfrentados pelos estágios iniciais: a exploração mineral”, comenta Laura Tyler, diretora técnica da BHP.

As empresas selecionadas receberão pagamentos de até US$ 500 mil da BHP, em conjunto com o acesso a uma rede de especialistas internos e externos, para ajudar a orientar o desenvolvimento nos aspectos técnicos, comerciais e operacionais da empresa. “Estamos ansiosos para analisar oportunidades futuras em todo o mundo para novos e emocionantes conceitos de exploração para trazer à tona os minerais críticos necessários para a descarbonização”, afirma Sonia.

O programa está aceitando inscrições globalmente desde 23/08 e vai até em 11/10.

OZ Minerals

A BHP, sediada na Austrália, atua em mais de 90 localidades em todo o mundo. A empresa produz commodities como minério de ferro, cobre, níquel e, em breve, potássio. A sua controlada BHP Brasil detém 50% de participação na Samarco, joint-venture não operada de minério de ferro que emprega mais de 11.600 pessoas direta e indiretamente em Minas Gerais e no Espírito Santo. É também uma das mantenedoras da Fundação Renova, que atua na reparação pós rompimento da Barragem de Fundão, da Samarco, em 2015. Após a aquisição da empresa australiana OZ Minerals pelo Grupo BHP, sediado em Melbourne, Austrália, em maio de 2023, a operação da OZ Minerals Brazil, situada na região de Carajás, no Pará, também passou a integrar o portfólio do grupo.